Conservação das Frutas Nativas

Cerrado
2 de dezembro de 2016
 

PROGRAMA CONSERVAÇÃO DAS FRUTAS NATIVAS DO BRASIL

Objetivo: Desenvolver mudas de frutas nativas do Brasil em média escala para enriquecer as florestas brasileiras e consorciar com as restaurações florestais buscando uma maior preservação de nossa fauna/flora e ampla dispersão de nossa grande variedade de frutas nativas

JUSTIFICATIVAS

Estima-se que existam cerca de 50 mil plantas alimentícias no mundo, sendo pelo menos 10 mil no Brasil, e destas, cerca de 3 mil são espécies de frutas alimentícias. Porém, a falta de conhecimento e divulgação de sua existência limita a oferta e busca de alternativas de alimento à população sendo, geralmente,  reduzida à poucas espécies, consideradas mais exóticas (não nativas do Brasil).

Além disso, o desconhecimento e falta de oferta de sementes faz com que os produtores de mudas não as utilizem em restaurações florestais, não ofertando variedade de frutos à fauna e não permitindo a ampla dispersão destas frutas pelas florestas. Tal processo “empobrece” o ambiente florestal em espécies vegetais e animais, além de privar a população de conhecer e saborear mais a biodiversidade do seu ambiente. O conhecimento das frutas nativas é algo arraigado na memória de nossos avós, pais e tios que, em sua grande maioria, tem ou teve amplo contato com as florestas nativas e essas frutas fazem parte de sua memória afetiva do tempo de “comer fruta no  pé!”.

1ª FASE: Criar Pomares  URBANOS e RURAIS  que possam aproximar o contato com nossa rica biodiversidade nativa, ofertando novas experiências a comunidade, com possibilidade de geração de trabalho e emprego.

Os pomares serão implantados em locais de fácil visitação para que as pessoas possam conhecer e participar da Preservação deste tesouro nacional.

Os pomares serão implantados com 300 a 500 mudas de 100 a 150 espécies diferentes.  Depois, novas espécies serão plantadas de acordo com a área e o local.

Prioridades de implantação nos HOTEIS  e PARQUES PUBLICOS.

 

2ª FASE: As sementes e mudas produzidas através da frutificação nestes pomares serão distribuídas para adensar as florestas e criar novos pomares em chácaras e sítios.

O cidadão, o hospede, o simpatizante poderá participar efetivamente adotando mudas nos pomares das regiões de seu interesse e acompanhar seu crescimento através de aplicativos da internet

 

DAS 20 FRUTAS MAIS CONSUMIDAS NO BRASIL, APENAS 3 SÃO NATIVAS BRASILEIRAS.