Sobre

SOS Florestas

O que é o Programa?


O SOS FLORESTAS.COM é um portal para que você possa por em prática sua cota de responsabilidade com o planeta tem como objetivo CONSERVAR florestas que além de serem os pulmões florestais do planeta, prestam uma infinidade de serviços ao ser humano, Além disso se propõe a RESTAURAR áreas importantes na produção de água.

Visa também a preservação de parques nacionais, Unidades de Conservação e RPPNs, Programas que possam restabelecer o equilíbrio desigual entre florestas, agua, fauna e flora.

Sua participação vai contribuir para que os pulmões florestais possam ter segurança contra invasões e queimadas, favorecer o extrativismo e a agricultura sustentável, o fornecimento de energia renovável, os serviços ambientais como água, neutralização de carbono, turismo e fomentar pesquisas de biodiversidade. Serão diversas áreas de mata nativa, cuidadas por ONGs comprometidas com a conservação do meio ambiente, de quatro importantes biomas do Brasil: Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado e Pantanal.

Sua participação seja como pessoa Física ou Jurídica, se resume em adotar lotes de florestas já formadas e lotes para restaurar florestas em áreas de APPs ( Área de proteção Permanente) bem como inserir em nossas florestas, espécies em extinção que outrora povoavam nossos biomas, por exemplo, parte das 3 mil espécies de frutas nativas do Brasil.

O Programa contribui com a realização dos compromissos do Brasil junto ao Acordo de Paris.

ADOTE AGORA

Como funciona?


O programa através de seus parceiros ( ONGs e empresas) fará a captação de áreas de florestas nos 4 biomas (Amazonia, Mata Atlantica, Cerrado e Pantanal), será realizada um geo processamento das áreas e as mesmas serão divididas virtualmente em lotes de 1.000 m2, cada lote com suas coordenadas geográficas específicas o que impede que um mesmo lote seja adotado por mais de uma pessoa. .

A Área será imputada no portal e ficará a disposição de Internautas e empresas para adoção destes lotes.
O mesmo será feito com as áreas para RESTAURAÇÃO, que diferentemente dos lotes de preservação garantirá o plantio de 5 árvores de espécies nativas do bioma. O plantio inclui manutenções por 3 anos e apenas uma contribuição.

Cada área/projetos poderá ter valores diferentes, tanto para preservação de florestas em pé, restauração de áreas degradadas, Preservação e restauração das frutas nativas do Brasil e outros.

No cadastro para adoção dos lotes o simpatizante (Pessoa Fisica ou Juridica) poderá incluir uma foto ou logotipo da empresa, assim como um pequeno texto ou telefone/endereço.
Empresas poderão adotar quantos lotes quiserem pelo site, mas se for acima de 500 lotes poderá fazer através de negociação direta com os organizadores e se beneficiar de muitos benefícios e contrapartidas.

 

Justificativas


Todas as florestas prestam serviços essenciais para a manutenção do nosso ecossistema produzindo água, ar puro, controlam o clima, apresentam uma rica biodiversidade e também fornecem alimentos.

O que fazemos para retribuir tudo isso?

Muito pouco, ou melhor, quase nada. Nossa sociedade continua a destruir e a desrespeitar as florestas se omitindo da tarefa e da responsabilidade de cuidar e proteger os nossos ecossistemas. Os proprietários das terras talvez sejam os principais beneficiários das florestas, mas os efeitos benéficos são tão grandes que afetam diretamente todo planeta.
Em outras palavras, a responsabilidade da preservação e restauração de nossas florestas deve ser responsabilidade de todos, donos das terras, empresas e a população em geral. A mídia tem um papel importante na educação ambiental e na conscientização dos cidadãos, informando sobre a situação delicada em que se encontram nossas florestas e os efeitos que essa condição exerce sobre o nosso planeta. Mas, ainda estamos caminhando a passos curtos, precisamos acelerar o processo de preservação e reconstituição das nossas florestas.